Campanha salarial da Claro nos primeiros passos

Postado por: Sinttel RN Categoria: Notícias

Na primeira rodada de negociação entre a comissão da Federação Livre para a Claro e representantes da empresa, realizada em 11 de setembro, a empresa demonstrou interesse em concluir as negociações das cláusulas econômicas até o final de outubro, mas não apresentou qualquer resposta à pauta de reivindicações dos trabalhadores, entregue na companhia no início de agosto passado.

Os dirigentes sindicais reforçaram a importância de avançar no reajuste salarial, respeitando a data-base de 1° de setembro, com aumento real para pisos, salários e benefícios, sem fracionamento ou postergação. A comissão também destacou questões relacionadas à qualificação profissional diante das novas tecnologias e garantias concretas de que as empresas prestadoras de serviços por terceirização cumpram as convenções e/ou acordos coletivos vigentes, sem precarizar as condições de trabalho.

CASO TELOS

A Comissão enfatizou a necessidade de uma resolução para o fundo de pensão TELOS, questionando a proposta da CLARO de se apropriar de R$ 150 milhões do fundo, sem repassar valores devidos a aposentados e contribuintes. A proposta está sob análise da ANS, mas já tem a anuência do Conselho Deliberativo, onde a CLARO possui maioria.

TERCEIRIZADAS

Foi discutida a gestão inadequada das empresas terceirizadas da CLARO, que frequentemente descumprem convenções coletivas e abandonam os trabalhadores. A Federação LIVRE e os sindicatos exigem mudanças na gestão. A empresa mencionou que está realizando estudos, mas ainda não tem um formato definido para apresentar.

PPR 2024 – RESULTADO PARCIAL

A Claro apresentou os resultados parciais do PPR 2024, acumulados até julho/24

• Claro Brasil: 74,6 = 2,67 salários;

• Claro Empresarial: 73,25 = 2,64 salários;

• Claro Consumo: 71,23 = 2,56 salários

Segundo a empresa, há grande possibilidade do resultado da área de Consumo crescer mais porque o segundo semestre em razão da “black friday” e vendas de fim de ano. Novamente a Claro pretende negociar ACT e PPR 2024 em uma única proposta. A reunião terminou sem nova agenda definida para a próxima rodada.

Compartilhar este post

Deixe uma resposta


× WhatsApp