Projeto que libera a terceirização pode ir à votação

Postado por: admin Categoria: Notícias

Precarizar.NaoEm um Congresso Nacional dos mais conservadores e em meio a uma conjuntura política bastante atribulada e desfavorável, o Projeto de Lei 4.330/2004 tem votação prevista para o próximo dia 7 de abril. Combatido pelas centrais sindicais e diversas entidades ligadas ao mundo do trabalho, o projeto abre caminho para a terceirização de todas as atividades nas empresas, inclusive a atividade-fim.

Com as últimas eleições, houve redução significativa da bancada sindical e enorme crescimento da bancada empresarial. São 51 deputados da bancada sindical e 221 na bancada empresarial. Se a agenda dos empresários tem prioridade nestas circunstâncias, aos trabalhadores e movimentos sociais cabem a organização e a mobilização para o enfrentamento e defesa de nossos direitos.

Marco regulatório – O combate à terceirização é uma bandeira histórica do movimento sindical, mas as centrais reconhecem que é preciso alguma regulamentação para os mais de 12,7 milhões de trabalhadores terceirizados que representam quase 27% do mercado formal brasileiro, segundo estudo publicado pela CUT e Dieese em 2014.

Um projeto decente de terceirização deveria garantir igualdade de direitos entre trabalhadores diretos e indiretos, representação sindical pela categoria preponderante, sem terceirização nas atividades-fim e a obrigatoriedade de o sindicato ser informado com antecedência quando ocorrer terceirização na empresa.

Relações perversas – O dossiê Terceirização e Desenvolvimento: uma conta que não fecha, publicado pela CUT e Dieese, chama a atenção para os efeitos perversos da terceirização. Começando pelo salário: em dezembro de 2013, a remuneração dos terceirizados era 24,7% menor que a dos contratados.

O estudo, baseado em dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) 2013, mostra ainda que naquele ano os terceirizados encaravam três horas a mais na jornada semanal de trabalho e enfrentavam maior rotatividade (64,4% contra 33% dos diretos). O tempo de permanência no emprego era de 2,7 anos contra 5,8 anos para os trabalhadores diretos.

O dossiê destaca outros aspectos perversos da terceirização, como a frequência de calotes das empresas terceirizadas nos direitos trabalhistas e a maior incidência de morbidade e mortalidade no trabalho. O índice de adoecimento no trabalho e acidentes é oito vezes maior para os terceirizados. De cada cinco mortes no trabalho, quatro são de terceirizados.

Além desses, a terceirização geralmente está associada a graves ataques aos direitos dos trabalhadores. O mesmo estudo da CUT cita pesquisa do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (Cesit) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), relacionando terceirização e trabalho análogo ao escravo.

Segundo a pesquisa, entre 2010 e 2013, dos dez maiores resgates de trabalhadores em condições análogas à de escravos, em 90% dos casos as vítimas eram terceirizados. A terceirização também tem sido vista historicamente como uma condição de risco à organização do trabalho e negociação coletiva.

Compartilhar este post

Deixe uma resposta


× WhatsApp