Campanha Salarial do Teleatendimento 2024

Postado por: Sinttel RN Categoria: Notícias

TODOS À ASSEMBLÉIA DE PAUTA DE REIVINDICAÇÕES!

Desde meados de outubro passado, o Sinttel/RN e os demais sindicatos filiados à Federação Livre (AM/CE/ES/PE/RJ/RO) estão realizando uma pesquisa entre os teleoperadores para preparar a PAUTA DE REIVINDICAÇÕES para a campanha salarial de 2024.

Agora, o Sinttel/RN está convocando todos os trabalhadores para assembleia a ser realizada na próxima semana em todas as empresas de teleatendimento no Estado para avaliar e deliberar sobre a PAUTA DE REIVINDICAÇÕES elaborada a partir dos resultados da pesquisa. CONHEÇA AQUI a pauta que será avaliada na assembleia.

ASSEMBLEIA HÍBRIDA

Para assegurar a máxima participação de todos os interessados, a assembleia será realizada de forma híbrida (presencial e online), com votação através de plataforma eletrônica. No período de 13 a 17 de novembro de 2023 você pode VOTAR AQUI. Participe!

PRIORIDADES NA NEGOCIAÇÃO EM 2024

A luta da Federação Livre e dos sindicatos filiados na campanha salarial de 2024 do teleatendimento será buscar a equiparação dos salários e dos benefícios, a defesa dos empregos; a boa remuneração do trabalho, além da proteção da saúde dos teleoperadores.

Em um ambiente de inflação “contida”, o índice para reposição das perdas salariais acumuladas no último ano deverá ser relativamente baixo, daí porque a luta por ganho real nos salários terá grande peso na negociação. Outra prioridade se refere aos benefícios, tais como plano de saúde/odontológico, auxílio creche e vales alimentação.

CONFIRA AS PRINCIPAIS REIVINDICAÇÕES PARA A CCT/ACT 2024

=> Reajuste dos salários pelo INPC e mais 5% de ganho real;

=> Piso salarial equivalente a 2 (dois) salários mínimos para trabalhadores com jornada diária de 6 (seis) horas e de 3 (três) salários mínimos para jornadas diárias de 8 (oito) horas;

=> Adicional de penosidade: 20% do salário;

=> Vales alimentação/refeição no valor mínimo de R$ 15,00 para trabalhadores com jornada diária de 6 (seis) horas e de, no mínimo, R$ 25,00 para jornadas diárias de 8 (oito) horas;

=> Assistência médica e odontológica;

=> Auxílio creche para pais e mães;

=> Vale cultura;

=> Anuênio/quinquênio;

=> Reajuste do auxílio Home Office,

=> Aceitação de atestados de fisioterapeutas e psicólogos;

=> Respeito ao Anexo II da NR 17;

=> Contribuição assistencial extraordinária;

=> PLR.

QUEM NÁO É SINDICALIZADO PODE CONTRIBUIR PARA A ORGANIZAÇÃO DA CATEGORIA

Uma vez que o acordo coletivo de trabalho e a assistência do Sinttel abrangem todos os trabalhadores da categoria representada, e não apenas os sindicalizados, é mais do que justo que aqueles trabalhadores que não são associados e não descontam mensalmente para o sindicato, participem da organização da categoria através da contribuição assistencial extraordinária.

Afinal, todos os trabalhadores, inclusive aqueles não associados ao Sinttel, são beneficiados por todas as conquistas obtidas em negociações coletivas realizadas pelo sindicato como, por exemplo, piso salarial, auxílio alimentação e participação nos lucros e resultados.

Nesta campanha salarial 2024 do teleatendimento, a proposta do Sinttel/RN é uma contribuição assistencial extraordinária equivalente a 3% do salário contratual de cada trabalhador, a ser descontada dos trabalhadores não sindicalizados em 3 parcelas de 1% cada uma nos três meses seguintes à aprovação final do instrumento coletivo de trabalho/2024. Assim, somente se for aprovado o novo acordo é que a contribuição será implementada para aqueles trabalhadores não associados ao Sinttel que concordarem com o desconto.

ATENÇÃO! SERÁ GARANTIDO O DIREITO DE OPOSIÇÃO AO DESCONTO

Os trabalhadores não sindicalizados que, mesmo se beneficiando do acordo coletivo de trabalho negociado pelo Sinttel, não concordarem com o desconto da contribuição assistencial, não devem se preocupar. Ao final de cada processo negocial e logo após a aprovação do acordo coletivo de trabalho em cada empresa, o Sinttel/RN garantirá prazo para que os trabalhadores discordantes possam apresentar sua manifestação por escrito, individualmente, na sede do Sinttel em Natal e em Mossoró. Fiquem atentos às comunicações do seu sindicato e aguardem!

NÃO EXISTE MILAGRE, É PRECISO MUITA LUTA

Os trabalhadores devem ter consciência das imensas dificuldades a serem enfrentadas, e que o Sindicato sozinho não substitui a força maior numa negociação com as empresas que é a mobilização e a resistência da categoria. Afinal, não existe milagre, existe luta para conquistar o melhor instrumento coletivo de trabalho em 2024.

Enfim, é chegada a hora de arregaçar as mangas e ir à luta, apoiando o Sindicato, independentemente de qualquer coisa, tendo em mente o lema “um por todos e todos por um”!

NÃO VALE SÓ RECLAMAR, TEM QUE SE ORGANIZAR NO SINTTEL

Os trabalhadores devem entender que para haver avanço nos acordos coletivos, de jornada de trabalho ou de PLR e outros, é preciso apoiar a luta do sindicato e se organizarem se filiando, hoje mesmo. Basta acessar https://www.sinttelrn.org.br/sindicalize-se/ e preencher a ficha de sindicalização ao Sinttel. Afinal, um sindicato só é forte se o trabalhador se juntar a ele, caso contrário, não vale só reclamar.

Compartilhar este post

Deixe uma resposta


× WhatsApp