Iniciada a campanha salarial para infraestrutura de telecom

Postado por: Sinttel RN Categoria: Notícias

Em reunião realizada nesta quarta, dia 24/04, foram iniciadas as negociações para celebração dos instrumentos coletivos de trabalho para os trabalhadores em construção e manutenção de infraestrutura de telecomunicações, cuja data base da categoria é 1º de maio.

Participaram da reunião, representando os trabalhadores do setor, dirigentes sindicais do Rio Grande do Norte, Ceará, Amazonas e Pernambuco. A bancada dos patrões reuniu representantes da Serede, Icomon, TLP Serviços, Procisa, Comfica, Tel Telecom, AF Line e TI Log, com a assistência do sindicato das empresas, o Sinstal/Feninfra.

Os dirigentes sindicais foram firmes na defesa da pauta de reivindicações apresentada às empresas, destacando que todos os direitos e garantias atualmente existentes devem ser mantidos e que todos os salários e benefícios devem ser reajustados integralmente pela inflação na data base (1º de maio). Os sindicatos entendem que o momento que o país atravessa de relativa tranquilidade política, crescimento econômico e inflação baixa favorece, inclusive, a negociação e concessão de aumentos reais, como forma de compensar perdas anteriores.

As empresas, como não poderia deixar de ser, “choraram as pitangas”, como se diz. Argumentaram que são todos prestadores de serviços de operadoras de telecom, que os contratos são demasiadamente “enxutos”, que as renovações são no segundo semestre etc etc etc. Nada de novo debaixo do sol, o discurso é o mesmo há anos. As prestadoras que tem contrato com a Oi lembraram a difícil situação da empresa, que enfrenta sua segunda recuperação judicial e que deve vender quase todas as suas operações nos próximos meses, reduzindo enormemente suas atividades. Em que pese os fatos mais recentes, dificuldades operacionais na Oi também não são exatamente uma novidade.

As empresas chegaram a apresentar uma proposta, prontamente recusada pelos sindicatos, porque não recuperava integralmente a inflação e adiava o reajuste para o fim do ano. Uma nova rodada ficou acertada para ocorrer no dia 07/05, novamente por video-conferência.

Em uma negociação que se promete ser difícil, o envolvimento, participação e mobilização da categoria são essenciais. Acompanhem nossas publicações e participem dos encontros que realizaremos ao longo da campanha.

Compartilhar este post

Deixe uma resposta


× WhatsApp