Iniciadas as negociações com a Algar Telecom

Postado por: Sinttel RN Categoria: Notícias

Na segunda-feira passada, dia 04/09, foi realizada a primeira rodada de negociações com a Algar Telecom para renovação das cláusulas econômicas do Acordo Coletivo de Trabalho vigente. A pauta de reivindicações apresentada pelo SinttelRN e demais sindicatos filiados à Federação Livre busca reajuste de salários e benefícios acima da inflação (ou seja, com ganho real), além da manutenção de todas as demais conquistas já consagradas em negociações anteriores.

Nessa primeira reunião, entretanto, a empresa não apresentou qualquer proposta concreta, alegando ser necessário aguardar a divulgação da variação do INPC do período (set/22 a ago/23), o que deverá ocorrer na próxima semana. O representante da Algar comentou o quadro geral de resultados operacionais da empresa, destacando que, apesar do crescimento verificado nestes primeiros seis meses de 2023 na receita líquida e no EBITDA, a empresa vem amargando um prejuízo de R$ 43 milhões, “ocasionado por um maior volume de amortização e depreciação, oriundo dos investimentos realizados nos últimos anos e, sobretudo, por maiores despesas financeiras”, conforme publicado pela empresa em seus relatórios de resultados.

A comissão sindical da Livre avaliou que esse eventual prejuízo momentâneo não pode ofuscar os bons resultados operacionais da empresa e não podem significar prejuízos para os trabalhadores, que esperam que a Algar respeite a data-base e conclua o processo negocial ainda em setembro. No entender dos sindicatos, após a eleição de Lula o ambiente político vem se normalizando e tem crescido as perspectivas de recuperação econômicas, com recuperação do crédito e redução da inflação. Um momento favorável como esse permite ampliar o horizonte de expectativas e proporcionar a construção de um acordo coletivo que conceda aumento real nos salários e benefícios.

Por fim, a empresa comprometeu-se a agendar a continuidade do processo negocial tão logo seja divulgado o INPC.

Compartilhar este post

Deixe uma resposta


× WhatsApp