Iniciadas as negociações com Serede e Sinstal/Feninfra

Postado por: Sinttel RN Categoria: Notícias

No dia 9 de maio passado ocorreu, finalmente, a primeira rodada de negociações com o SINSTAL/FENINFRA para discutir a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho que abrange os empregados em empresas prestadoras de serviços de sistemas, construção e manutenção de redes de telecomunicações (Rede Externa e Infraestrutura), com data base em 1º de maio. Como a convenção atualmente em vigor tem validade até 30 de abril de 2024, neste ano serão debatidas as condições para reajuste dos salários e benefícios da categoria.

Representando os trabalhadores participaram da reunião dirigentes sindicais do Rio Grande do Norte, Amazonas, Ceará e Pernambuco, todos sindicatos filiados à Federação FITT/Livre. Do lado patronal participaram representantes da Serede (AM/CE/PE/RN) e da Icomon (AM).

Nesta primeira rodada os sindicatos reafirmaram as reivindicações dos trabalhadores quanto à reposição integral das perdas inflacionárias ocorridas no último ano, acrescidas de ganho real, tanto para salários quanto para benefícios, sem parcelamento e com aplicação retroativa à data base.

Sem surpresa, as empresas e o sindicato patronal destacaram as adversidades existentes no cenário geral do país, profundamente afetado pela altíssima taxa de juros, que tem sido inexplicavelmente mantida inalterada pelo Banco Central, apesar da diminuição dos índices de inflação. A taxa de juros real praticada atualmente no país, descontada a inflação, é simplesmente a mais elevada do mundo, o que resulta em enorme dificuldade para as empresas financiarem investimentos e expansões.

A bancada sindical aproveitou a ocasião para questionar das empresas Serede e Icomon uma série de problemas operacionais, tais como banco de horas negativo e quebra da escala espanhola. As empresas, por outro lado, não apresentaram qualquer proposta efetiva de reajuste dos salários e benefícios e uma nova rodada ficou agendada para ser realizada, presencialmente, nos próximos dias 29 e 30 de maio, em Fortaleza.

E OS TRABALHADORES DA PLANTA INTERNA?

Aproveitando também a presença da ICOMON na reunião, os sindicatos cobraram do SINSTAL/FENINFRA uma decisão quanto à reivindicação de unificação das convenções coletivas de planta interna (data base em abril) com infraestrutura/rede externa (data base em maio). No entender das entidades sindicais, existem muitas similaridades e sinergias entre os dois instrumentos e sua unificação seria bastante oportuna para facilitar o enquadramentos das empresas nas atividades. Afinal, todos são serviços prestados em telecomunicações e as contratantes são as mesmas.

O SINSTAL/FENINFRA, contudo, formalizou seu entendimento de que a unificação dos instrumentos demanda um esforço maior de análise para não ensejar eventual prejuízo e desorganização do setor, razão pela qual recusa realizar a unificação neste ano, mas compromete-se em envidar todos os esforços para efetivamente concluir esse processo no próximo ano de 2024.

Em sendo assim, os sindicatos presentes reivindicaram a imediata abertura de negociação para renovação, por mais um ano, da convenção que abrange os trabalhadores responsáveis pela manutenção de sistemas irradiantes e equipamentos de rádio micro-ondas, transmissão e infraestrutura em sites da rede móvel. Afinal, já se passaram mais de 40 dias desde a data base (1º de abril) e a inflação do período já é conhecida (4,36%). Os sindicatos reafirmaram o pleito de que, além da reposição da inflação, seja concedido aumento real nos salários e benefícios para repor as enormes perdas acumuladas que estamos sofrendo desde o inicio da pandemia, e tudo sem parcelamento e retroativo à 1º de abril.

As partes ajustaram, portanto, o início das negociações para o próximo dia 16 de maio, por vídeo conferência. Os sindicatos reivindicaram que as empresas prestadoras de serviços no setor, tais como ICOMON, TLP Serviços, LOGICTEL, ABILITY, NOKIA, PACE, HUGUES, entre outras, sejam convocadas e participem da reunião.

Compartilhar este post

Deixe uma resposta


× WhatsApp