Oi lamenta resultados e propõem congelamento de salários

Postado por: admin Categoria: Notícias

a.crise.nao.e.nossaNesta terça-feira, 17/11, no Rio de Janeiro, dirigentes sindicais da FENATTEL estiveram reunidos com representantes da Oi para dar início ao processo de negociação visando a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho.

Como não poderia mesmo deixar de ser, a reunião foi iniciada com uma apresentação dos resultados da empresa neste ano, com destaques para os problemas vivenciados com receita em baixa e custos em alta, mas também com uma melhoria no desempenho operacional, apesar do último balanço divulgado apontar um prejuízo acumulado de R$ 1 bi em 2015.

A bancada sindical aproveitou para cobrar mais detalhes sobre a tal “consolidação do setor” que tem sido insistentemente noticiada na mídia, através da compra/venda/fusão/incorporação com a Tim. Segundo a Oi, a consolidação é um caminho inevitável para o setor e a empresa vem se preparando para a oportunidade, como o aporte de US 4 bilhões por um fundo de investimento europeu (LetterOne) e a venda da Portugal Telecom.

Os dirigentes sindicais também cobraram a tendência do Placar 2015, já que ainda faltam os resultados do último trimestre. A Oi assegura que o prêmio será pago conforme estabelecido no acordo, mas confirma que os números apontam para um valor “abaixo de nossas expectativas”.

As partes acertaram o seguinte cronograma de reuniões para negociação do Acordo: 25/11, 1 e 2/12 e 8 e 9/12, que entendemos ser o limite para um processo negocial em mesa.

Em seguida, os representantes da Oi afirmaram não ser possível atender nossa pauta de reivindicações e que “os números que dispõem para as negociações conosco este ano não contemplam sequer o INPC do período”, de modo que “teríamos que ser muitos criativos para encontrar um ponto de acordo”. A empresa, então, apresentou sua proposta:

1) Manutenção do atual acordo coletivo até 31/10/2016;
2) Reajuste do tíquete alimentação/refeição em 5,5% (passando para R$ 28,80), a partir de 01/01/2016.

E só! Sim, só isso mesmo. Sem reajuste dos salários ou demais benefícios e apenas o reajuste do vale alimentação por um índice um pouco superior à metade da inflação do período. Não dá pra ser feliz assim!

Evidentemente os dirigentes sindicais REJEITARAM essa proposta indecente e insistiram na necessidade da reposição nos salários e em todos os benefícios da inflação do período mais ganho real.

A Comissão de Sindicatos demonstrou na mesa toda a insatisfação com a proposta da Oi. É o momento dos trabalhadores também deixarem claro sua indignação com a posição absurda da empresa!

Compartilhar este post

Deixe uma resposta


× WhatsApp