Campanha salarial 2024 do teleatendimento segue em passo de tartaruga

Postado por: Sinttel RN Categoria: Notícias

Na semana passada, dirigentes do SinttelRN se deslocaram à São Paulo para participar de reuniões de negociação com o Contact Center Riachuelo, Atento, Teleperformance e Sinstal/Feninfra, o sindicato que representa as empresas do setor. O resultado frustrou todas as expectativas dos trabalhadores dessas empresas.

Se o Contact Center Riachuelo ao menos apresentou uma proposta inicial – prontamente recusada pelo SinttelRN por não atender minimamente a pauta de reivindicações apresentada há quase três meses -, as demais empresas fizeram cara de paisagem e não trouxeram nada para as reuniões, em flagrante desrespeito ao conjunto de seus trabalhadores.

O Sinttel RN protestou veementemente contra o marasmo e o atraso nas negociações por parte da Atento e Teleperformance, o que tem ocorrido, inclusive, em outros estados onde essas empresas atuam. De norte à sul, do leste ao oeste, está tudo na “estaca zero”, quando a data base se venceu em janeiro passado! Isso é um absurdo que merece o repúdio de todos os trabalhadores.

Vale lembrar que essa é uma campanha complexa porque o referencial para o reajuste salarial, a variação do INPC (Índice Nacional de Preço ao Consumidor), foi de apenas 3,71%, ao passo que o salário mínimo nacional aumentou em quase 7% em 2024, graças à retomada da política governamental de valorização (aumento real) do salário.

Novas rodadas de negociações estão sinalizadas para ocorrer entre os dias 12 e 15 de março.

MENOS DO QUE UM SALÁRIO MÍNIMO É O MÁXIMO DA EXPLORAÇÃO

O Sinttel reitera entender que nenhum trabalhador deve ganhar menos do que o mínimo nacional, independentemente da jornada de trabalho. Afinal, se é mínimo, é mínimo para todos!

Uma vez que a grande maioria dos teleoperadores, por força das negociações salariais e instrumentos coletivos negociados pelo SinttelRN, tem salários equivalente ao salário mínimo nacional, o sindicato cobra das empresas o imediato cumprimento do novo mínimo de R$ 1.412,00. Reajuste para salários superiores e de todos os outros benefícios serão discutidos ao longo da campanha salarial, mas SALÁRIO MÍNIMO JÁ!

NÃO ADIANTA SÓ RECLAMAR, TEM QUE LUTAR

Por tudo isso vale o alerta aos trabalhadores: é preciso unidade e apoio ao Sindicato, que está buscando a melhor proposta das empresas. Não adianta só reclamar, é preciso “arregaçar as mangas” e ir à luta. Se ligue nas informações do Sinttel e participe da sua campanha salarial!

Compartilhar este post

Deixe uma resposta


× WhatsApp