29 de junho, dia da telefonista

Postado por: admin Categoria: Notícias

dia-do-telefonistaInventado em 1876 por Alexandre Graham Bell, o telefone provocou uma revolução nos meios de comunicação. No princípio um privilégio, em pouco tempo o telefone seria indispensável para encurtar distâncias entre as pessoas e resolver problemas pessoais e profissionais.

É nesse momento que surgiu a profissão de telefonista: uma época em que as centrais telefônicas tinham poucos assinantes e completar uma ligação só era possível através da atuação desse profissional. Hoje os sistemas de telefonia são automáticos, dispensando a intervenção da telefonista para a realização de chamadas telefônicas. E apesar de toda evolução tecnológica experimentada ao longo do tempo, este continua sendo um cargo muito importante para as empresas que compreendem que um bom atendimento é fundamental para os negócios.

Receber e transferir ligações, localizar pessoas, transmitir mensagens e registrar solicitações são algumas das funções desempenhadas por este profissional atualmente. O serviço, essencial no atendimento ao público, funciona como um cartão de visitas da empresa, instituição ou organização. Aliás, foi o trabalho do telefonista que deu a base para a indústria dos centros de chamadas (call centers) em todo o mundo. Sabemos, portanto, da imensa luta travada durante dezenas de anos por estes profissionais que se preparam para diariamente fornecer informações e responder às dúvidas de quem o procura.

O Sinttel, que representa as trabalhadoras e trabalhadores telefonista no Rio Grande do Norte, parabeniza estes profissionais pela passagem de sua data comemorativa – 29 de junho.

Compartilhar este post

Deixe um comentário


× WhatsApp