Saúde e Segurança no Trabalho em pauta na sociedade

Postado por: admin Categoria: Notícias

Em alusão ao dia mundial da Prevenção das Ler/Dort, no dia 26 de fevereiro, o CEREST Estadual, em parceria com o Ministério Público do Trabalho, UFRN, Conselho Estadual de Saúde e Entidades sindicais, promoveram um encontro na Praça Sete de Setembro, em Natal/RN, para conscientizar sobre a importância do combate às Ler (Lesão por Esforço Repetitivo) e DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).

O evento teve o objetivo de discutir o assunto de forma lúdica e preventiva desmistificando as causas dos agravos. As principais causas são: postura incorreta no trabalho, inadequação do posto de trabalho de acordo com o biotipo do funcionário, horas extras, tensão no ambiente de trabalho, alimentação inadequada, não ingestão de água, falta de exercícios físicos regularmente e sono inadequado.

Programação

Continuando a programação do ano, em março, mês da mulher, serão discutidas questões relativas a doenças/acidentes de trabalho e gênero, pois é sabido que algumas profissões, com maior número de trabalhadoras, têm questões comuns de adoecimento e acidentalidade relacionadas a fatores biológicos, sociais e organizacionais diferentes para o sexo feminino.

Por isso, no dia 14 de março de 2019 será realizado o evento A CONDIÇÃO SOCIAL E DE TRABALHO DA MULHER TRABALHADORA SOB A ÓTICA DA SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO, das 08h00 às 12h00, no auditório da Procuradoria Regional do Trabalho da 21ª Região, na Rua Dr. Poty Nóbrega, 1941, Lagoa Nova.

No mês de abril, na programação do ABRIL VERDE, será realizado, no dia 11 de abril de 2019, das 08h00 às 12h00, ciclo de palestras sobre saúde e segurança do trabalho, no auditório da PRT21, com a apresentação dos resultados dos órgãos empenhados no levantamento estatístico de acidentes e doenças do trabalho no Rio Grande do Norte, na elaboração do Observatório de Saúde e Segurança do Trabalho e outros temas relevantes.

O Abril Verde foi instituído por abarcar duas datas importantes para a saúde do trabalhador: o dia 07 de abril, celebrado pela Organização Mundial da Saúde, desde o ano de 1948, como o dia Mundial da Saúde, e o 28 de abril, instituído pela Organização Internacional do Trabalho como o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças o Trabalho, e que consta, também, do calendário brasileiro (Lei nº 11.121/2005) e do calendário do Município de Natal (Lei nº 6.720/2017).

Compartilhar este post

Deixe uma resposta


× WhatsApp