Trabalhadores em provedores decidirão sobre nova convenção

Postado por: admin Categoria: Notícias

Na segunda (31/08) foi realizada mais uma rodada de negociações com as empresas provedoras de acesso à internet (SCM e SVA) no Estado do Rio Grande do Norte, representadas pelo SINSTAL. As empresas apresentaram sua proposta final para celebração da Convenção Coletiva de Trabalho para 2020/2021 e, agora, os trabalhadores devem decidir sobre sua aprovação.

Sem nenhuma surpresa, as empresas insistiram ao longo de todo o processo negocial que o grave momento pelo qual atravessa o país, tanto em razão da crise econômica quanto pela pandemia do novo coronavírus, afeta diretamente as empresas, razão pela qual defenderam que a convenção deveria ser renovada sem qualquer reajuste nos salários e benefícios.

Se está ruim para as empresas, imaginem para os trabalhadores!

Para o Sinttel/RN, o trabalhador não pode pagar sozinho a conta dessa crise. Uma proposta de manutenção dos valores praticados para salários e benefícios sem qualquer garantia de estabilidade no emprego e sem nenhuma outra compensação financeira seria totalmente prejudicial ao trabalhador e, por isso mesmo, inaceitável.

Ao final, as empresas cederam e apresentaram uma proposta de reajuste de salários e benefícios a partir deste mês de setembro, caso venha a ser aprovada pelos trabalhadores. Veja a proposta na íntegra:

1. Reajuste de 1,5% (um e meio por cento) em todos os salários e pisos salariais a partir de 1º de setembro de 2020

2. Reajuste de 1,5% (um e meio por cento) no valor do auxílio aos dependentes portadores de deficiência, a partir de 1º de setembro de 2020

3. Reajuste de 2% (dois por cento) no valor do auxílio alimentação (VA/VR), que passa a ter valor de R$ 14,95 por cada dia efetivamente trabalhado.

4. Manutenção de todas as demais cláusulas e condições existentes no instrumento anterior

Auxílio Alimentação para todos

Um importante avanço foi conquistado nesta negociação. O auxílio alimentação, que somente era concedido nas empresas com mais de 50 trabalhadores, agora beneficiará a todos os trabalhadores da categoria. Caso a proposta seja aprovada, todas as empresas provedoras de acesso à internet no Estado deverá conceder o benefício aos seus trabalhadores.

Assembleia virtual

Excepcionalmente em razão da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), conforme permitido pela Lei 14.020/2020, esse ano a assembleia que vai deliberar sobre a aprovação ou não da convenção coletiva será realizada de forma virtual, através da plataforma de vídeo-conferência “Google Meet”

A reunião ocorrerá no dia 08/09/2020, às 17 horas, e a sala virtual poderá ser acessada através do seguinte link: https://meet.google.com/gfg-bpyg-wzg

Compartilhar este post

Deixe uma resposta


× WhatsApp