15/05: Greve Nacional da Educação

Postado por: admin Categoria: Notícias

Profissionais da educação do setor público e privado realizarão uma greve nacional, no próximo dia 15, em todo o Brasil, contra a “reforma” da Previdência e o congelamento de verbas da educação, propostas do governo Jair Bolsonaro.

A categoria tem razões de sobra para deflagrar a greve e a classe trabalhadora tem as mesmas razões para apoiá-la. Os problemas causados pelas medidas adotadas pelo atual governo à educação afetam diretamente os professores e toda a população que depende da educação pública, universal e de qualidade.

Entre as medidas nefastas que estão colocando em risco o sistema educacional brasileiro, apontadas pela CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), destacamos: os sucessivos cortes nas políticas educacionais (ensino superior e educação básica); a ameaça de acabar com a vinculação institucional que assegura recursos para a educação (Fundeb e outras políticas); o patrulhamento ideológico nas universidades e a perseguição ao pensamento crítico; a inoperância inescrupulosa do Ministério da Educação, que afeta a qualidade do atendimento público nas escolas, institutos federais e universidades; e a revogação de inúmeros conselhos de acompanhamento social, impondo retrocessos à gestão democrática estatal.

Os professores vão paralisar o trabalho motivados por questões que afetam toda a classe trabalhadora e a população brasileira, como os ataques desferidos contra a organização sindical, o incentivo ao armamento pessoal e à violência, o estímulo à impunidade contra o extermínio de jovens negros cometido por forças policiais, o avanço sobre terras indígenas e a degradação do meio ambiente efetuados pelo agronegócio, o fim do Ministério do Trabalho, a mudança na política de valorização do salário mínimo e a perversa proposta de reforma da Previdência.

Como vemos, são motivos de sobra para todos os trabalhadores apoiarem amplamente a greve nacional dos professores no próximo dia 15, fazendo a sua luta a nossa luta.

#conheçaquemterepresenta #sinttelrn   #maiolilas

Compartilhar este post

Deixe uma resposta


× WhatsApp