Impasse na negociação da convenção de infraestrutura

Postado por: Sinttel RN Categoria: Notícias

Nos dias 29 e 30 de maio passado, dirigentes sindicais do Amazonas, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte, sindicatos filiados à Federação FITT/Livre, estiveram reunidos com o sindicato e federação patronais SINSTAL e FENINFRA, bem como representantes das empresas ICOMON e SEREDE para tratar da negociação das condições para renovação da convenção coletiva de trabalho aplicável aos trabalhadores em empresas prestadoras de serviços de sistemas, construção e manutenção de redes de telecomunicações (Rede Externa e Infraestrutura), com data base em 1º de maio.

INÍCIO EM 9 DE MAIO – Uma primeira rodada de negociação foi realizada, através de video conferência, em 9 de maio e os sindicatos aguardavam, para esta rodada presencial realizada em Fortaleza, que as discussões evoluíssem no sentido de atender favoravelmente as mais importantes reivindicações dos trabalhadores do setor. O resultado, entretanto, foi a configuração de um impasse inesperado, que paralisou o processo negocial e frustrou as expectativas dos sindicatos e trabalhadores.

PAUTA DOS TRABALHADORES – A pauta de reivindicação dos trabalhadores apresentada pelos sindicatos busca a manutenção de todos os direitos e garantias já conquistados e a reposição integral das perdas inflacionárias ocorridas no último ano, acrescidas de ganho real, tanto para salários quanto para benefícios, sem parcelamento e com aplicação retroativa à data base (1º de maio).

UNIFICAÇÃO DAS DATAS BASES – Os sindicatos também reiteraram a reivindicação de unificação das convenções coletivas de planta interna (data base em abril) com infraestrutura/rede externa (data base em maio). No entender das entidades sindicais, existem muitas similaridades e sinergias entre os dois instrumentos e sua unificação seria bastante oportuna para facilitar o enquadramentos das empresas nas atividades, uma vez que tratam-se de serviços prestados em telecomunicações para as mesmas contratantes.

MUDANÇAS NO PLANO DE SAÚDE – Desde o início da reunião, entretanto, as empresas exigiram mudanças no plano de saúde que são PREJUDICIAIS para os trabalhadores. Ao longo dos debates, os dirigentes sindicais afirmaram e reafirmaram ser absolutamente inaceitável a retirada ou modificação para pior em qualquer dos direitos dos trabalhadores, especialmente em um benefício tão importante quanto o plano de saúde, e recusaram todas as investidas das empresas nesse sentido. Como as empresas insistiram até o final com essa proposta danosa, o IMPASSE se configurou e, sob protestos da bancada sindical, as negociações foram interrompidas.

NENHUM DIREITO A MENOS – Os dirigentes sindicais deixaram claro para as empresas ser completamente inconcebível e inaceitável, em momento tão delicado para os trabalhadores, que já sofrem com tantos prejuízos acumulados em negociações passadas, ainda terem de arcar com MODIFICAÇÕES PREJUDICIAIS no plano de saúde. A bancada sindical recusou este item da proposta e buscará informar os trabalhadores da situação e MOBILIZAR TODA A CATEGORIA para RESISTIR a esse ataque inaceitável das empresas.

NEGOCIAÇÃO INTERROMPIDA – Com a suspensão do processo negocial, sem qualquer data apontada para retomada das negociações, os sindicatos orientar aos trabalhadores que aguardem a visita dos dirigentes sindicais em seus locais de trabalho e juntem-se aos demais companheiros na preservação de seus direitos e interesses.

Compartilhar este post

Deixe uma resposta


× WhatsApp