Proposta da Brisanet foi rejeitada pelos sindicatos do RN e CE

Postado por: Sinttel RN Categoria: Notícias

Em mais uma rodada de negociação com a Brisanet ocorrida nos últimos dias 27 e 28 de setembro, a empresa apresentou uma proposta que foi rejeitada pelos sindicatos por não atender ainda as reivindicações dos trabalhadores.

Os Sintteis do RN e do CE apresentaram uma contraproposta à Brisanet que prevê ganho real nos salários e benefícios, tais como vales alimentação, auxílio creche para todos os trabalhadores, cota para água, gratificação natalina e outros. Uma nova reunião está agendada para ocorrer no próximo dia 11 de outubro.

PLANO DE SAÚDE MAIS BARATO

Uma questão fundamental para os Sindicatos é conseguir reduzir o custo com o plano de saúde oferecido pela Brisanet, de modo que os trabalhadores e os seus dependentes possam utilizar o plano sem adoecer por medo dos descontos nos salários à título de coparticipação.

TRABALHO IGUAL, SALÁRIO IGUAL

O valor dos salários dos trabalhadores contratados para atuar em cidades do interior é menor do que os salários dos trabalhadores lotados nas capitais.

Os sindicatos entendem que isso caracteriza discriminação e uma forma disfarçada de exploração dessa mão de obra. Se o trabalho é igual, o salário tem que ser igual, independentemente da localização dos trabalhadores.

DESPESAS EM VIAGENS A SERVIÇO É OBRIGAÇÃO DA EMPRESA

Os sindicatos cobraram da Brisanet o fiel cumprimento do acordo coletivo no que diz respeito ao custeio integral de todas as despesas dos trabalhadores por ocasião de viagens a serviços, em especial alimentação, água e higienização do fardamento.

SEM TRANSPORTE COLETIVO E SEM VALE TRANSPORTE, VAI DE JEGUE?

Foi contestado pelos Sindicatos à Brisanet o fato de alguns trabalhadores lotados no Interior do estado terem de “se virar” para se deslocarem no trajeto casa-trabalho-casa, vez que não dispõem de vale transporte, de transporte coletivo ou de carro.

Os sindicatos cobraram da Brisanet que ela cumpra a obrigação de garantir o custeio com o deslocamento desses trabalhadores nesse trajeto.

PCCS DA BRISANET É UM ETERNO SONHO

Há vários anos, os sindicatos cobram da Brisanet a implantação de um PCCS (plano de cargos, carreira e salário), mas até agora nada, só promessa! Enquanto isso, os trabalhadores sonham com a ascenção e crescimento profissional que não acontece nunca, exatamente pela falta do tão prometido PPCS da Brisanet.

MULTISKILL NÃO PODE ESCRAVISAR OS TRABALHADORES

Os sindicatos alertam que a função de multiskill que a Brisanet já está gradativamente implantando não pode escravizar os trabalhadores sob metas inatingíveis, nem demandar jornada trabalho excessiva.

A Brisanet informou que “o multiskill vai apenas diversificar as atividades, durante a jornada normal de trabalho e que a metodologia das metas será a mesma”.

Os sindicatos estão vigilantes quanto ao trabalho multiskill e solicita aos trabalhadores que informem os problemas que surgirem para que possam tomar providências junto à empresa.

COMISSÕES E ESCALA DA BRISANET TÊM PROBLEMAS

Os problemas existentes na política de comissões e também na gestão da escala de serviço serão discutidos pelos representantes da Brisanet e Sindicatos do RN e do CE no próximo dia 05 de outubro. Aguardem informações!

REUNIÕES TRIMESTRAIS COM A BRISANET ENFIM COMEÇARÃO

No próximo dia 25 de outubro acontecerá, enfim, a primeira reunião periódica com a Brisanet com o objetivo de apurar e resolver os problemas apresentados pelos trabalhadores aos Sindicatos, de modo que nada se arraste sem uma solução concreta. Aguardem informações!

Compartilhar este post

Deixe uma resposta


× WhatsApp