Na calada da noite a Claro reajusta valores do plano de saúde

Postado por: Sinttel RN Categoria: Notícias

Nos últimos dias de outubro passado os sindicatos e os trabalhadores da Claro foram surpreendidos com a notícia de modificações e reajustes que a empresa decidiu promover no plano de saúde oferecido aos seus empregados e familiares.

A Comissão de Negociação da Federação LiVRE imediatamente buscou uma reunião com a empresa com o objetivo de negociar alternativas mais acessíveis para os trabalhadores que usam o benefício, sem perda de qualidade no serviço.

Entretanto, na reunião realizada nesta quarta-feira, 3/11, a empresa não arredou pé da implantação das mudanças, que devem entrar em vigor no dia 1º de janeiro/23.

A Claro alegou que vinha mantendo o plano sem reajuste há 3 anos, o que no entender dos sindicatos não dá o direito à empresa de, na calada da noite, na surdina mesmo, acrescentar uma nova despesa aos já combalidos salários dos trabalhadores.

E mais: os trabalhadores com os menores salários na empresa é que vão arcar com o maior aumento no custo do plano!

Para os Diretores (DIR), Gerentes (G e G5, CS e CSR), Administrativos (P3 e S3, C1 a C3 e E1 a E3) o aumento da contribuição fixa por dependente foi 29,62%. Já para a galera (A01 a A05, P1, P2, S1 e S2) o percentual foi de 500%. Ou seja: quem ganha menos teve o maior reajuste!

Telemedicina

Único item que não gera coparticipação para o trabalhador é a Telemedicina. “Há evidente intenção da Claro e dos planos de saúde Unimed e Bradesco contratados de levar os funcionários a usarem a telemedicina, em vez das consultas médicas ou os prontos socorros. A Telemedicina — consulta via câmera do telefone ou computador pela internet — é um sistema ainda embrionário e o povo não conhece”, afirmou o coordenador da Comissão de Negociação da Federação LiVRE, João Cezar.

E continuou: “Nós precisamos saber porque os trabalhadores estão usando mais os prontos-socorros, como alegou a Claro para justificar o aumento da coparticipação, em vez de consultas eletivas. Não seria porque a rede credenciada não dá conta? Que a marcação de consultas superam os 30 dias?

Há muitas dúvidas no ar: A Claro vai aceitar consultas por telemedicina durante o horário de trabalho? Qual o tempo de uma consulta pela Telemedicina? A Claro vai aceitar atestado médico fornecido em consulta por telemedicina?

Para a Comissão de Negociação da Federação LiVRE a Claro precisa ser transparente e apresentar aos sindicatos qual o real impacto financeiro dos procedimentos realizados nos planos de saúde. E discutir como amenizar os custos para os trabalhadores e trabalhadoras. Não sendo assim, não há como aceitar passivamente uma mudança que interfere na renda e na saúde das famílias dos trabalhadores na Operadora.

Um novo encontro foi solicitado. Até lá, o SINTTEL/RN convoca os trabalhadores a enviarem pelo WhatsApp do Sindicato (84 98801-0006) as reclamações explicitanto as dificuldades, relatando o aumento das despesas, para que tenhamos argumentos concretos para apresentar na reunião.

Compartilhar este post

Deixe uma resposta


× WhatsApp