Proposta da Claro é rejeitada

Postado por: admin Categoria: Notícias

claro.que.naoNÃO! Essa foi a resposta que a maioria dos trabalhadores da Claro nos estados ligados à FENATTEL deram à empresa, quando perguntados sobre sua proposta para celebração do Acordo Coletivo de Trabalho. Cerca de 62% da categoria no país recusou a proposta da Claro. E no Rio Grande do Norte não foi diferente! Em assembleia realizada na quarta 16/12, a grande maioria dos trabalhadores também decidiram por rejeitar as condições oferecidas pela empresa.

• Não porque a empresa ofereceu reajuste inferior à inflação do período e ainda em duas parcelas.
• Não porque a empresa ofereceu zero de reajuste no vale alimentação (lembrando que os empregados ex-Embratel já tiveram esse benefício congelado no ano passado)
• Não porque a empresa ofereceu reajuste inferior à inflação nos benefícios do auxílio educação infantil e auxílio educação especial para os trabalhadores oriundos da Embratel
• Não porque a empresa propôs descontinuar o programa de auxílio educação para os empregados oriundos da Claro
• Não porque a empresa quer reduzir os percentuais de horas extras para os empregados oriundos da Claro
• Não porque a empresa quer estender para todos o modelo de banco de horas da Claro, que é pior do que o da Embratel
• Não porque a empresa quer acabar com o empréstimo de férias
• Não porque a empresa quer acabar com o adiantamento quinzenal
• E a lista não termina aqui…

A Claro, agora, joga com o fato de que uma parcela dos trabalhadores no país, ligados a uma outra federação, aprovaram a proposta, seja porque a empresa foi mais “convincente” em seus argumentos ou porque os sindicatos foram eventualmente menos resistentes. A empresa faz aquela política do “bem feito pra vocês”: solta comunicado dizendo que os outros estão recebendo todas as “vantagens” do acordo enquanto vocês… Bem, vocês fiquem aí “chupando o dedo”, amargando as consequências de terem ousado desafiar os patrões!

Ora essa! O que a empresa deveria estar fazendo, de forma responsável e respeitosa com seus trabalhadores, era comunicar que discutirá com os sindicatos como contornar toda a insatisfação da categoria e oferecer melhores condições para celebração do Acordo. Basta de desrespeito com os trabalhadores e suas representações sindicais! Basta de inflexibilidade nas negociações! Basta de querer transferir de todo e qualquer modo o custo da tal “crise” para seus empregados!

O SINTTEL RN, juntamente com todos os demais sindicatos ligados à FENATTEL, aguardam resposta da empresa, confirmando a retomada das negociações. Os trabalhadores devem permanecer mobilizados e atentos aos informes e convocações do Sindicato.

Compartilhar este post

Deixe uma resposta


× WhatsApp