#Tod@sPorYuliHiguera

Postado por: admin Categoria: Notícias

A FENATTEL, juntamente com a UNI Americas, denunciam um caso impactante de atentado contra a liberdade de atuação sindical de dirigentes sindicais da Claro na Colombia, em especial Yuli Higuera. Por ocasião da última reunião de negociação realizada com a Claro em São Paulo, uma carta oficial foi entregue pela FENATTEL solicitando ao presidente da Claro no Brasil apoio e proteção a Yuli.

A sindicalista Yuli não tem liberação sindical pela empresa. Sua luta em favor dos trabalhadores tem sido feita em dias e horários de folga. Infelizmente, Yuli Higuera recebeu uma carta com ameaças a ela e sua família, exigindo que abandone o sindicato.

Mesmo em meio às dificuldades de atuação, Yuli já conseguiu bons resultados, como afiliar trabalhadores da Claro e empresas ligadas a essa operadora. Segundo um informe de especialistas colombianos em direito do trabalho, a Colômbia tem a taxa mais baixa de filiação sindical da América Latina. A ação de Yuli e de outros sindicalistas têm sido de grande importância.

Conforme carta da UNI encaminhada à Ministra do Trabalho da Colômbia, a Claro colombiana tem dificultado o funcionamento da organização sindical, negando permissões de atuação aos dirigentes. Consequentemente, esses dirigentes são obrigados a exercer sua função sindical apenas em dias de folga.

Na Colômbia, sindicalistas estão sendo assassinados por grupos de extrema-direita. No último dia 19 de outubro, uma professora e líder sindical (Liliana Astrid Ramírez) foi assassinada e o caso segue em investigação.

Ainda assim, como é possível acompanhar nos noticiários, atualmente o país caminha para uma nova etapa de acordos de paz. A perseguição aos que se esforçam diariamente pelas melhoras das condições de trabalho precisa acabar! Somos todos a favor da liberdade de atuação sindical!

Em solidariedade à companheira e aos demais militantes sindicais na Colômbia, os dirigentes do Sinttel RN também aderem à campanha: Somos todos Yuli Higuera!

#Tod@sPorYuliHiguera

Compartilhar este post

Deixe uma resposta


× WhatsApp