Algar Telecom apresenta proposta de reajuste de 6% em janeiro/2023

Postado por: Sinttel RN Categoria: Notícias

A Algar Telecom é mais uma das empresas com data base em setembro que concordou com a reivindicação dos sindicatos filiados à LiVRE de antecipar o início das negociações para renovação do acordo coletivo de trabalho. A federação considera a medida por demais necessária tendo em vista a conjuntura extremamente adversa para os trabalhadores, que sofrem com a inflação nas alturas, com a carestia geral e uma interminável crise econômica. E este ano, ainda mais, teremos a realização das mais importantes eleições gerais desde a redemocratização do país.

Nesta segunda (25/07), a Comissão de Negociação da Livre reuniu-se por vídeo-conferência com o representante da Algar e recebeu da empresa uma proposta de acordo que ainda não atende às principais necessidades dos trabalhadores: reajuste dos salários e benefícios pelo INPC do período e na data base (1º de setembro), além da manutenção de todas as demais cláusulas e condições do acordo vigente.

A empresa ofereceu um reajuste de 6% nos salários, o que é bem abaixo do que deve fechar o índice em setembro (por volta dos 10%). E esse reajuste a empresa propôs conceder apenas em janeiro de 2023, quatro meses depois da data-base. Para compensar a postergação do reajuste, a empresa ofereceu um abono de 24% do salário, limitado a, no máximo, R$ 875,00, só que apenas em dezembro!!! É um abono compensatório que, na verdade, não compensa!

Ao menos quanto aos benefícios a notícia é, em geral, positiva. Isso porque a empresa vem cumprindo o compromisso de buscar a equiparação nacional dos valores praticados, o que vem sendo feito de forma gradativa. Para este acordo, a empresa ofereceu igualar em janeiro de 2023 os valores dos auxilio creche e do auxílio PCD em R$ 824,11, o que significa um reajuste variando entre 11% e até 40%.

No caso do benefício de Alimentação, também em razão da equiparação, o reajuste proposto é de 14% para os trabalhadores nos estados de Ceará, Espírito Santo, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Mas no caso do Rio de Janeiro, cujo valor praticado atualmente é superior aos demais, o reajuste oferecido é de somente 4%.

Além das cláusulas econômicas, a empresa ainda propôs estender a duração do banco de horas dos atuais 90 dias para 180 dias, o que foi prontamente recusado pelos dirigentes sindicais.

No geral, a Comissão Negocial da LiVRE entendeu que a proposta deixa a desejar e reivindicou da empresa esforços concretos para buscar melhorar as condições, uma vez que o objetivo reafirmado pela empresa é de construir o consenso negocial.

PARTICIPAÇÃO NOS RESULTADOS (ICP)

A grande novidade acabou sendo a proposta da empresa de incorporar nos salários parte do valor pago a título de participação nos lucros e resultados (ICP). A ideia é reduzir o target de 3,4 para 2,4 salários por ano e, em contrapartida, reajustar imediatamente os salários dos trabalhadores com cargos classificados como Associados em um pouco mais de 6%. Já os trabalhadores com cargos classificados como Ascensão teriam um reajuste de 5,7%.

A transição do modelo atual para esse novo modelo, com target menor e pagamento anual, será realizado de forma gradual, sendo integralmente completada apenas no ano que vem. A Comissão da LiVRE solicitou maior detalhamento sobre essa proposta da empresa e uma nova reunião para tratar desses temas será realizada na próxima semana.

Compartilhar este post

Deixe uma resposta


× WhatsApp