CLARO propõe reajustes na data base e revisão da tabela de VA/VR

Postado por: Sinttel RN Categoria: Notícias

Ao final de três rodadas de negociação ao longo de dois meses – e mesmo após a CLARO ter assumido o compromisso em junho de antecipar a negociação do acordo esse ano, finalmente nesta na última quarta (05/10) a empresa apresentou uma proposta financeira para a renovação do ACT 2022 digna de ser avaliada pelos trabalhadores em assembleia.

A pauta de reinvindicações dos trabalhadores para esse acordo era curta, pois a renovação seria apenas das cláusulas econômicas. Assim, a pauta apresentada pelos sindicatos filiados à Federação LiVRE reivindicava a reposição integral das perdas inflacionárias no período (INPC) sobre os salários e benefícios, equiparação dos valores praticados para o benefício alimentação (VA/VR), além do acesso a benefícios que ainda não são disponibilizados para todos e todas as trabalhadores da CLARO.

Na última reunião realizada a empresa, enfim, trouxe uma proposta que considera a pauta reivindicada pela Federação. Mesmo não aplicando o INPC integral do período nos salários, a empresa garante todos os reajustes na data-base (setembro), aplica o INPC sobre os valores dos benefícios e propõe reduzir de cinco para três as faixas de concessão do VA/VR, promovendo reajustes bastante consideráveis nos valores atualmente praticados, chegando, em alguns casos, a 65% de reajuste no valor.

PROPOSTA FINANCEIRA CLARO

=> Reajuste salarial: 6% em 1º setembro 2022;

=> Demais benefícios: 8,83% em 1º setembro 2022;

=> VA/VR (reajustes entre 13,8% e 65%):

* Nordeste, Norte, Centro Oeste, Sul, Rio de Janeiro (interior) e São Paulo (interior): R$ 44,00 em 1º setembro 2022;
* Distrito Federal e Rio de Janeiro (capital): R$ 51,00 em 1º setembro 2022;
* São Paulo (capital): 54,00 em 1º setembro 2022;

As diferenças do benefício alimentação serão pagas na folha de outubro 2022

PPR 2022

A empresa mantém todos os critérios de elegibilidade praticados nos anos anteriores, inclusive a data de pagamento (até março/23). A empresa informou, ainda, a parcial do apurado até ago/22 (percentual de atingimento do target de 3,6 salários):

* Corporativo = 69,98%
* Consumo = 71,92%;
* Empresarial = 62,52%

LIVE E ASSEMBLEIA

Participe da Live da LIVRE na próxima segunda-feira, da 10/10/2022, as 19h, para dúvidas e esclarecimentos. Acesse o canal da Federação no Youtube ou a página no Facebook.

A assembleia virtual acontece na terça-feira, 11 de outubro, pela plataforma de votação https://sinttel.votabem.com.br, das 7 às 19h (horário de Brasília). Use a matrícula e a data de nascimento para votar.

A Comissão de Negociação da Federação Livre na CLARO é formada pelo coordenador João Cezar (Sinttel-CE), Dimas Santos (Sinttel Rio), Gilberto Pirajá (Sinttel-RN), Gilberto Oliveira (Sinttel-PE) Manoel Amaral (Sinttel-AM), Nilson Hoffman (Sinttel-ES), Sandra Zwirtes (Sinttel-RO) e Virgínia Berriel (Sinttel-Rio).

Compartilhar este post

Deixe uma resposta


× WhatsApp