DIEESE: Balanço das negociações em 2015

Postado por: admin Categoria: Notícias

O Dcusto-de-vidaIEESE analisou reajustes de 708 unidades de negociação da indústria, do comércio e dos serviços de quase todo o país. Cerca de 52% dos reajustes salariais tiveram ganhos em relação ao INPC/IBGE, 30% foram equivalentes ao índice e 18%, abaixo. O aumento real médio foi de 0,23%. É o resultado mais desfavorável para os trabalhadores desde 2004.

O desempenho das negociações salariais não foi o mesmo ao longo de 2015. À medida que o ano avançava, menos categorias logravam conquistar ganhos reais. Uma possível explicação para a deterioração dos reajustes salariais ao longo do ano pode ser encontrada no agravamento do quadro econômico nacional, principalmente no que se refere ao comportamento do nível de atividade, da ocupação e da inflação.

Outra característica das negociações de 2015 é o crescimento no número de categorias que parcelaram o pagamento do reajuste salarial. Das 708 negociações analisadas, 90 (cerca de 13% do total) dividiram o pagamento do reajuste em duas ou mais parcelas. A proporção é quase o dobro da observada em 2014 e mais que o triplo da registrada em 2008.

Os reajustes salariais de 2015 no setor dos serviços não foram os piores do período em análise., mas representam uma piora frente aos dados dos anos mais recentes. As maiores incidências de reajustes abaixo da variação do INPC foram observadas nas negociações do Processamento de Dados e em Comunicações

Veja o estudo completo aqui: http://www.dieese.org.br/balancodosreajustes/2016/estPesq80balancoReajustes2015.pdf

Compartilhar este post

Deixe uma resposta


× WhatsApp