Mais do mesmo: sem novidades nas negociações com a Claro

Postado por: Sinttel RN Categoria: Notícias

A primeira reunião de negociação para renovação do Acordo Coletivo de Trabalho da CLARO aconteceu, ENFIM, nesta sexta-feira, dia 09/09/2022. A empresa arrastou até agora o início do processo negocial, deixando “CLARO” que não acatou o que os sindicatos reivindicaram lá atrás, em junho, de antecipar as negociações para evitar esse momento de campanha eleitoral. No fim das contas, nove dias já se passaram desde o vencimento de nossa data base (1º de setembro) e somente agora iniciamos os debates, bem diferente do que outras operadoras, que já finalizaram e/ou estão em finalização da negociação.

PPR 2022

A CLARO iniciou a reunião apontando respostas a nossos questionamentos realizados durante a reunião de junho para o PPR 2022. A empresa havia proposto retroceder em alguns critérios de acesso ao PPR em relação ao programa 2021, o que a Comissão de Negociação LIVRE não aceitou. Hoje a CLARO afirmou que está retirando quase todos os retrocessos apresentados, mas mantém a data de pagamento do programa para até 30 de abril.

A empresa ainda informou os resultados parciais do PPR 2022, alcançados até julho/2022:
=> Corporativo: 72,07%;
=> Consumo: 75,13%
=> Empresarial: 62,56%
(percentuais de alcance em relação ao target geral do programa = 3,6 salários)

ACT 2022/2023

A CLARO apresentou uma avaliação de cenário e conjuntura, destacando a alta cotação do dólar, que impacta os insumos e negociações contratuais, a pandemia, a guerra na Ucrânia, a pirataria na TV por assinatura, o crescimento da base de streaming, as eleições etc etc. Só miséria! Até parecia o atual presidente…

A empresa ainda comentou o índice acumulado do INPC divulgado exatamente hoje, que atingiu 8,83%. Muito embora o reajuste salarial, no mínimo, pelo índice oficial de inflação conste de nossa pauta, nosso entendimento é de que o INPC é sempre uma referência importante, mas não representa a correção necessária para manter nosso poder de compra igual ao que tínhamos em setembro2021. Até porque todos temos experimentado no bolso o impacto da carestia, da alta dos preços especialmente no item de alimentação.

Após discussões, foi agendado novo encontro para o dia 15/09, próxima quinta-feira, para retomada da negociação do ACT2022.

Comissão LIVRE: João Cezar (CE), Amaral (AM), Dimas Santos (RJ), Gilberto Martins (RN), Gilberto Oliveira (PE), Nilson Hoffman (ES), Sandra Zwirtes (RO) e Virginia Berriel (RJ).

Compartilhar este post

Deixe uma resposta


× WhatsApp