SINTTEL promove encontro de delegados e cipeiros

Postado por: admin Categoria: Notícias

encontro2017Dia 11 de abril passado o SINTTEL promoveu mais uma edição do Encontro de Delegados e Cipeiros. O evento reuniu trabalhadores de várias empresas integrantes da categoria, como: AeC, Cobplus, Datamétrica, Global, Oi, Rede Conecta, Riachuelo, Tecnomulti e Teleperformance. Em comum, todos, de algum modo, atuam como representantes de seus companheiros de trabalho, seja para tratar das questões e lutas gerais da categoria ou, mais especificamente, das demandas referentes à saúde e segurança no ambiente de trabalho.

O encontro foi aberto com uma análise da conjuntura política e econômica atual, com a participação do sindicalista e ex-vereador de Natal, George Câmara. Os presentes discutiram o quadro de retrocesso nas conquistas sociais e, particularmente, dos direitos dos trabalhadores promovidos pelo governo atual, que chegou ao poder a partir de um processo de ruptura da normalidade democrática e do próprio estado de direito.

Após uma breve explicação geral das estruturas da saúde pública voltadas para a assistência dos trabalhadores, proferida pela Dra. Lúcia Pontes, os participantes passaram a debater a proposta de reforma da previdência social apresentada pelo governo Temer e atualmente em tramitação no Congresso Nacional. A advogada especialista em Direito Previdenciário e Conselheira da OAB/RN Vandréa Alves destacou todos as alterações propostas pelo governo e seus efeitos nocivos para os trabalhadores em geral, que enfrentarão muito mais dificuldade para ter acesso ao benefício.

O período da tarde foi dedicado a discussão do papel dos delegados sindicais e integrantes de CIPA na organização dos trabalhadores em seus locais de trabalho. O presidente do SINTTEL, Gilberto Pirajá, destacou a importância da unidade dos trabalhadores para promover a defesa de seus direitos e interesses, especialmente em momentos de dificuldade econômica e retrocesso social.

A dirigente do SINTTEL e também da FENATTEL, Iara Martins informou sobre as ações nacionais da federação para os trabalhadores em teleatendimento, como a luta pela regulamentação da profissão de teleoperador e a retomada da Mesa Tripartite conduzida pelo Ministério do Trabalho. Os diretores Deyse Vale e Junior Bezerra esclareceram o plenário quanto as ações do sindicato na proteção e acompanhamento de trabalhadores em caso de acidente de trabalho ou doença profissional. Por fim, o dirigente Ragner Araújo, acompanhado dos advogados do sindicato Marcos Phillip e Raline Soares responderam a vários questionamentos dos presentes.

A diretoria do SINTTEL agradece a todos os que participaram do Encontro. Confira as fotos na página do sindicato no facebook

Compartilhar este post

Deixe uma resposta


× WhatsApp