Sinttel repudia demissões na Oi

Postado por: admin Categoria: Notícias

demissaoNem bem os trabalhadores da Oi souberam do resultado do Placar/2014, a empresa já acionou o seu facão e cortou os empregos de vários companheiros e companheiras no RN e em todo o país.

Não é segredo pra ninguém, é verdade, que o resultado líquido consolidado da empresa em 2014 foi muito ruim: R$ 4,4 bilhões de prejuízo. Foi um ano literalmente perdido do ponto de vista operacional, que obrigou a empresa a empreender uma série de ajustes para redução de custos, geração de caixa e renegociação de sua dívida. Os indicadores do último trimestre de 2014 até apresentaram uma melhora animadora, sugerindo um ano de recuperação para todos.

Os ajustes, contudo, acabaram atingindo os trabalhadores da Oi. Uma vez mais, os erros de gestão, as sucessivas trocas na presidência e diretoria da empresa, que trouxeram um crônico problema de descontinuidade de planos de negócio, foram jogados nas costas dos trabalhadores. Companheiros e companheiras estão pagando esse preço com o corte de seus empregos, o que o Sinttel/RN repudia veementemente. Essa conta não é dos trabalhadores!

Segundo a empresa, “existe uma sobreposição de pessoal e seria necessário este ajuste”, reduzindo em cerca de 5% o número de trabalhadores da empresa em todo o país. Para nós do Sinttel/RN e de todos os sindicatos filiados à Fenattel, esse formato de reestruturação pode mesmo é aprofundar mais ainda a crise na empresa, e não o contrário. Se a empresa está buscando retomar o caminho do crescimento, esse é o momento de manter um time de empregados que já deu muitas mostras de sua competência e valor.

CONDIÇÕES ESPECIAIS – Em reunião realizada entre dirigentes da Fenattel e sindicatos filiados e representantes da Oi, cobramos da empresa condições diferenciadas para os trabalhadores que estão sendo demitidos neste processo. A Oi informou que antederá parcialmente ao nosso pleito e, assim, para esses trabalhadores será mantido o plano de saúde por quatro meses, o seguro de vida por três meses e o Placar será pago no dia 17/04 como os demais trabalhadores. Será pago ainda um adicional de 0,10 salário por cada ano trabalhado.

PLACAR/2014 – Quanto ao Placar/2014, a empresa anunciou o pagamento para o próximo dia 17 de abril e apresentou o resultado por regional, conforme modelo previsto no Acordo Coletivo (Bahia: 2,89 salários; Ceará: 2,27 salários; Centro Oeste: 3,02 salários; Minas Gerais: 2,26 salários; Norte: 2,39 salários; Pernambuco: 2,24 salários; Rio de Janeiro: 2,61 salários; São Paulo: 2,78 salários; e Sul: 2,30 salários). Cabe lembrar que, por ocasião do último ACT, a empresa já adiantou meio salário referente ao Placar.

Compartilhar este post

Deixe uma resposta


× WhatsApp